Informativo Sementeira

Lugar de Ser e Semear

Sementeira é um projeto que tem como objetivo principal o de ser um espaço e um tempo de encontro, dedicado ao cultivo de pessoas, sementes humanas, através do cuidado com a essência humana e divina que está abrigada no mais profundo do nosso ser, tanto para crescimento pessoal quanto social, uma vez que o projeto traz em si um apelo para levar a outras pessoas essa experiência da ternura do cuidado de si, dos outros, enfim, de todos os seres vivos da terra. Trata-se de uma proposta cristã, inspirada na figura de Cristo como semeador cuja semente é a palavra, o gesto, a presença do amor e, pra quem acredita que Deus é amor, é uma presença de Deus em si e para o outro.

Desta forma cada um dos participantes do projeto tanto é semente, como semeador, e, por ser semeador é também jardineiro, uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. Onde há jardineiro, sempre há possibilidade de existir um jardim, ao passo que um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde desaparecerá. O universo tem como destino a felicidade. O homem deve reencontrar o paraíso. Paraíso é jardim, paraíso é utopia. Utopia não é um sonho impossível de ser realizado, é um ponto inatingível, que indica uma direção.“Se as coisas são inatingíveis, não há motivo para não querê-las. Que tristes os caminhos se não fora a mágica presença das estrelas”. (Mário Quintana).

Sementeira é um convite a caminhar e a semear presença amorosa, como projeto de vida, pra realização concreta de um sonho na vivência e na convivência fraterna. Como? Vivendo uma Relação de Ajuda consciente, com Pausa, Foco, Intenção E Ação.

Quem participa desse projeto? Aqueles que participaram dos Grupos de Escuta na Relação de Ajuda, que percorreram um caminho ao encontro de si mesmo e que acreditam que o encontro mais profundo com o sentido da própria vida depende da efetividade do encontro com o outro; que acredita que o crescimento de cada ser humano está emaranhado no crescimento do outro; que acredita que todos nós habitamos um planeta cuja saúde depende de cada um e de todos juntos; que acredita que há uma dimensão superior, à qual estamos ligados, que nos alimenta e que é o principio e o fim de cada um de nós e, finalmente, quem, em principio, deseja e escolheu integrar-se nessa ação social.

Sementeira é raiz que cresce pra dentro, que processa a vida no seu interior e é também árvore que cresce pra fora que acolhe a vida nas suas manifestações externas. É Unidade e Diversidade, Integração e Abertura para viver a condição humana em toda a sua potencialidade, em toda a sua plenitude, com os pés na terra e o olhar no infinito.

Alguém disse a Madre Teresa de Calcutá: "Isto que a senhora faz não serve pra muita coisa. A senhora ajuda algumas pessoas agonizantes, mas e os outros, tantos outros?O que a senhora faz é como a gota d’água no oceano." Ao que ela respondeu: "Mas o oceano é feito de gotas de água!”

A intenção do projeto é a de partilhar água viva, ainda que seja apenas uma gota d’água. A sua construção vai acontecendo aos poucos, devagar e sempre…