Sementeira - Lugar de Ser e Semear
Início
A Sementeira
Dedal de Prosa
Opniões e Reflexões
Galerias
Escuta
Eneagrama
Contato
Agenda
Ver todos os Cursos
Informativo Sementeira
Nome:
Email:
Preencha seus dados para receber em seu email nosso informativo
Sementeira
Blog
N 1 – junho 2017
Prezado (a)
Saudações de amor, alegria, saúde e paz!
Como vai você?
Desejo e espero que esteja muito bem!
Ao retomar a escrita do Dedal percebo que nosso último contato foi em dezembro de 2016 e fico com um sentimento de indignação comigo mesma por ter abandonado esse compromisso que eu vinha cumprindo ao longo desses anos, mas logo me recupero pensando nas palavras do Tio Maurício no nosso último Retiro, quando ele nos convida a sermos muito pacientes e bons cuidadores de nós mesmos: “
Amas teu próximo como a ti mesmo!” – e com que amor eu me amo? – essa é a grande questão!
O fato é que ainda me vejo avassaladoramente envolvida com a minha paixão, a Gula, que, associada ao instinto sexual dominante, me coloca numa posição de salvadora da pátria, numa ilusão de que preciso me virar pra dar conta de tudo e de todos, especialmente daqueles que eu coloco debaixo das minhas asas. Essa Gula, que se expressa através de uma busca frenética de sempre novas possibilidades, traz em si, ainda que inconscientemente, o desafio oculto de realizar uma missão dentro do Projeto de Deus.
Se permanecer na superfície da minha Personalidade corro o risco de correr, correr, sem chegar a lugar algum, mas se aprofundar em mim, se atravessar as minhas
sombras, abro caminhos para um verdadeiro encontro com quem eu sou realmente, ou com o que estou fazendo aqui nesse mundo, enfim, um encontro profundo comigo mesmo e com o verdadeiro sentido da minha vida.
A nossa missão sagrada é ser e irradiar luz no mundo e precisamos, portanto, identificar e tomar posse dessa luz que somos e para que isso aconteça temos que buscar em nós respostas para perguntas como: Quem sou eu? Qual é chama que me move para a realização da minha missão nesse mundo? O que me impede de ser essa chama? Como manter essa chama acesa? Quem posso ser?
ENEAGRAMA: AS NOVE FACES DE DEUS
Aprendemos através do Eneagrama que nós humanos espelhamos as Nove Faces de Deus, mas uma dessas faces tem um potencial de brilho maior, mas que, por ironia do destino, essa face foi ofuscada pela paixão correspondente, como a contra face de uma mesma moeda.
O Eneagrama é um mapa ou um caminho que ajuda cada um de nós a descobrir e a nomear qual paixão que em nós obstrui a chama que somos ou qual a sombra que impede a luz de Deus brilhar em nós e através de nós.
Sendo a vida uma eterna dança entre Personalidade e Essência, Paixão e Virtude nós precisamos descobrir logo que paixão nos cega ou que barreira nos impede de acessar a nossa virtude.
Precisamos encarar a nossa escuridão interior, nossas rachaduras internas e através dessas frestas permitimos que a luz de Deus chegue até nós.
ENEAGRAMA ME MOSTRA
QUAL É A FACE DE DEUS QUE BRILHA MAIS EM MIM
Identificar qual é a paixão que me move é, portanto, o primeiro passo para eu conhecer qual é a face de Deus que brilha em mim com mais intensidade. Que paixão ou que sombra encobre a luz que trago dentro de mim? A paixão é o fio que nos conduz até à virtude, pois paixão/virtude são faces da moeda que somos: Humano e Sagrado, Personalidade e Essência.
Se cada um traz a chama do Sagrado no mais profundo de si e se essa chama se apresenta de maneiras diversas em cada um de nós, precisamos primeiro identificar como ela se manifesta em cada um de nós para fazermos o caminho de volta, ou seja, encontrar seu ponto de partida ou sua verdadeira origem.
No meu caso, por exemplo, como um tipo sete, a Gula é uma compulsão permanente em busca de múltiplas possibilidades de solução de problemas, de bálsamo para as dores e sofrimentos do mundo, só que essa Gula é movida por mecanismos inconscientes e repetitivos e, portanto, pode se tornar tão intensa que corre o risco de se perder nessas buscas, como uma carruagem conduzida por cavalos desgovernados.
A origem ou o princípio norteador do tipo sete é encontrar e realizar a sua Missão dentro do Projeto de Deus e para que isso aconteça é preciso se manter conectado no aqui e agora, sem pressa, sem medo de sofrer, desapegado de seguranças externas, apoiado e confiante em si e em tudo que a Vida lhe traz, pois sabe que é apenas e simplesmente um instrumento de Amor movido por uma Sabedoria muito maior que ele mesmo.
Como saber então qual é o momento certo para procurarmos ajuda ou quando é que sentimos necessidade de buscar no Eneagrama uma maneira de nos conhecermos melhor e assim encontrarmos alívio para as nossas dores, cura para as nossas feridas, soluções para os nossos problemas?
É quando nos cansamos das historinhas que contamos para nós mesmos; quando percebemos que não somos tão felizes ou tão infelizes como queremos parecer aos olhos dos outros; quando não nos surpreendemos mais por cair sempre nas mesmas ciladas e que não fazemos nada para mudar; quando tomamos consciência de que somos responsáveis pela nossa felicidade ou infelicidade; quando tomamos coragem de encarar nossas carências, nossas falhas, nossos medos, nossa angústia, nossa insignificância; quando assumimos o desafio de ser quem verdadeiramente somos e de realizar o que realmente precisamos realizar...
CRONOGRAMA:
ENEAGRAMA ETAPA I e ENEAGRAMA ETAPA II
Estamos elaborando e vamos divulgar em breve um cronograma para o segundo semestre com o objetivo de criar mais grupos de Eneagrama 1ª e 2ª Etapas.
ESCUTA 16: A CAMINHO DAS BEM AVENTURANÇAS
De volta pra casa, pra onde sempre estivemos...
3ª feira: dia 1º de agosto
4ª feira: dia 2 de agosto
Beijo carinhoso e fraterno,
Marlene
Compartilhe:
Últimas Postagens
N 1 - Junho 2018
Leia mais
N 3 –dezembro 2017
Leia mais
N 2 – novembro 2017
Leia mais
Voltar ao Topo