Sementeira - Lugar de Ser e Semear
Início
A Sementeira
Dedal de Prosa
Opniões e Reflexões
Galerias
Escuta
Eneagrama
Contato
Agenda
Ver todos os Cursos
Informativo Sementeira
Nome:
Email:
Preencha seus dados para receber em seu email nosso informativo
Sementeira
Blog
N 1 - Junho 2018
“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.” (Fernando Sabino)
Prezado (a)
Saudações de amor, alegria, saúde e paz!
Como vai você?
Desejo e espero que esteja muito bem!
Estamos de volta depois de um longo tempo sem nos comunicarmos. Tenho andado meio perdida em meio a alguns compromissos e confesso novamente minhas dificuldades em me organizar para realizar tudo aquilo que gostaria de realizar, e, estar sempre em contato com vocês é sempre um grande desejo.
No último Dedal, do final do ano falávamos das crises, morais, sociais, econômicas, entre outras tantas que o nosso país vivia e que colocavam o nosso povo numa situação de penúria.
O PRESENTE É A COLHEITA DO PASSADO
E A SEMENTEIRA DO FUTURO
O tempo passou, a crise se agravou e continua valendo a nossa reflexão de que tudo que estamos colhendo hoje certamente foi plantado um dia e assim sendo, o que nos resta agora, é semear e cuidar das sementes da ética, da honestidade, da confiança, da esperança, da paz, do amor, para que possamos colher melhores frutos no futuro.
NOSSAS ESCOLHAS SÃO AS SEMENTES QUE SEMEAMOS
As nossas escolhas são a síntese, o ponto de encontro entre o nosso destino, aquilo que nos foi dado, e a nossa liberdade, aquilo que podemos nos dar.
Assim sendo, pelas nossas escolhas vamos reescrevendo a nosso destino ou a nossa história, como pessoas, como família, como comunidade, como sociedade, como povo, como humanidade...
NÃO HÁ VIDA SEM CRISE
A CRISE É O ESTOPIM DA TRANSFORMAÇÃO
Numa visão existencialista a vida é uma crise permanente, pois fora da crise a vida não seria autêntica. Ela já se manifesta no nosso nascimento, depois no nosso crescimento, no nosso processo de amadurecimento, na nossa velhice e na nossa morte.
A CRISE É O NOSSO DESAFIO PERMANENTE
A crise sempre sinaliza que algo não está bom e nos desafia a encontrarmos uma solução, uma saída, uma decisão, uma ação, uma construção ou uma desconstrução, um caminho ou uma parada...
Nos momentos de crise vive-se com especial intensidade o
kairós
(o momento) onde o essencial comparece com mais clarividência. É o momento em que damos valor àquilo que é essencial e nos desapegamos daquilo que é periférico ou menos importante.
Em crise ganhamos uma sabedoria de vida e um convite à transformação, não da realidade em si,que muitas vezes não está ao nosso alcance, mas da maneira como percebemos ou lidamos com a realidade externa, com o mundo, com a vida, com os acontecimentos, com as pessoas. Essa transformação precisa acontecer primeiramente dentro de nós para nos ensinar a sermos pessoas mais abertas, mais autênticas, mais conectadas com o que verdadeiramente importa nessa nossa vida: amar e ser amado!
E A SEMENTEIRA CONTINUA SEMEANDO TRANSFORMAÇÃO
Iniciamos os nossos encontros dos Grupos de Escuta desse primeiro semestre com o tema: SOMOS ANJOS: MENSAGEIROS DE DEUS. Trabalhamos a Parábola dos Talentos e aí fizemos o seguinte questionamento: SE SOMOS ANJOS: MENSAGEIROS DE DEUS, QUE TIPO DE MENSAGEIROS NÓS SOMOS?
Passamos então a trabalhar a Janela de Johari para melhor entendermos o nosso processo de comunicação, ou seja, avaliarmos qual seria a nossa capacidade pessoal de
receber feedback,
ou de “ver-nos a nós mesmos, como os outros nos veem”, como também de
dar feedback
ou de expressar livremente o “eu sou” para as outras pessoas.
Percebemos o quanto é difícil para todos sermos pessoas autênticas ao expressarmos quem verdadeiramente somos e ao escutarmos o que os outros realmente sabem de nós, e acabamos nos escondendo atrás de máscaras, fachadas, pontos cegos, pagando um preço enorme pelo medo de ser quem somos de verdade.
Descobrir quem somos através de diálogos espontâneos no falar e no escutar pode ser doloroso e difícil num primeiro momento, mas vai se tornando cada vez mais libertador.
Foram muitos os desafios desse semestre quando confrontamos com as nossas dificuldades em
dar feedback
, ou seja, em falar de nós para as pessoas e assim ficamos na nossa
Fachada
, como também em
receber feedback
, ou seja, escutar o que as pessoas sabem de nós e que muitas vezes desconhecemos ou que rejeitamos, e assim ficamos na
Mancha Cega
.
Aprendemos que precisamos abrir e ampliar sempre a nossa capacidade de nos expressar e de escutar o que as pessoas têm a nos dizer sobre nós, pois essa abertura ao
feedback
nos liberta de nossas amarras e nos permite caminhar pela vida com mais leveza e assim sermos realmente ANJOS, MENSAGEIROS DE DEUS.
Vamos nos reencontrar nos dias 7 e 8 de agosto na nossa
Escuta: “Construindo e Reconstruindo uma Escuta Amorosa na Relação de Ajuda”
Até lá!
Beijo carinhoso e fraterno,
Marlene.
Manhã de Meditação / Momento de Espiritualidade com Tio Maurício
Dia 07 de julho – sábado: de 8h as 12:30h
Contribuição voluntária para o trabalho social que ele realiza com pessoas de trajetória de rua: R$ 30
“Façamos da interrupção um caminho novo, da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!” (Fernando Sabino)
Compartilhe:
Últimas Postagens
N 1 - Junho 2018
Leia mais
N 3 –dezembro 2017
Leia mais
N 2 – novembro 2017
Leia mais
Voltar ao Topo